Simplicidade...

@Ana

@Margherita

A brincar, a brincar o tempo lá vai e já estou na Guiné há um mês. Fui-me adaptando dia-a-dia, pouco a pouco, em passos lentos mas seguros. Passei os primeiros testes: nada de diarreia, febre ou problemas com o calor. Receberam-me de forma simples e calorosa, sempre com um sorriso e com muita curiosidade. Confesso que nos primeiros tempos estava perdida, sem saber como corresponder ao que esperavam de mim, sem saber o que fazer e como fazer. Margherita ajudou-me muito, quase sem o saber. Comecei por questionar... O que é ajudar? O que é dar? A necessidade leva ao abuso? Confiar ou resguardar?
Olhando para as minhas mãos silenciosas e suadas fui-me descobrindo. Aceitei a pobreza, a falta de meios, o lixo, a aparente apatia e lentidão com que se fazem as mudanças... Ancorei-me aos sorrisos e a quem todos os dias me dava um bom dia ruidoso. O trabalho inicialmente ficava-se pela limpeza: o chão, a terra, as salas de aula, os bancos em cimento construídos à uma semana. Fui buscar areia, água ao poço, arranquei ervas, mudei carteiras. Nas duas últimas semanas tenho estado a desenhar e a pintar as salas de aula para as crianças que ali estudam. Uma minoria"priveligiada" pois as famílias têm de pagar uma mensalidade. Para Setembro, se tudo correr bem, vou dar aulas de português para a 3ª e 4ª classe. Até lá é necessário arranjar as mesas, cadeiras, terminar o chão da sala exterior e preparar a horta e um pouco do parque infantil. Pelas tardes passeio, vou ao mercado, estou com as pessoa e aprendo crioulo. Conheço e dou-me a conhecer. Vivo o som dos pássaros, o sol das 7 da manhã, a chuva do fim da tarde, a música do vizinho. As crianças aparecem à minha porta diariamente. Jogamos e rimos, desenha-se no chão a macaca, canta-se uma canção, faz-se ginástica. Dizem-me até logo a delirar porque sabem que amanhã poderão ter-nos ali. A vida corre assim, ao sabor tranquilo da natureza, a respirar as diferenças e a sentir que ser feliz é simples...

1 comentário:

Abloom disse...

Estás a encontrar-te...
Caminhas-te e caminhas-te dias a fio...a incerteza sondou-te e tentou-te afastar do caminho, mas a tua força sempre venceu tudo e todos!
A linha não está no fim, mas o teu sol já brilha mais alto!

Estou feliz por ti!