Lumo...

Eu e a Dionísia na nossa banca de venda

O local onde se vendem os porcos e as cabras

Aqui reina o plástico e o alumínio

Pessoas, carros e produtos tudo condensado em sonora azáfama

Todas as sextas-feiras em Bissorã é dia de Lumo (mercado). É sem dúvida o dia mais animado da semana e aquele em que se vê de tudo e se pode comprar quase tudo. Durante os outros dias o espaço onde decorre o mercado está mais vazio, menos sujo e mais silencioso. Porém no final da semana lá chegam as mulheres com os alguidares à cabeça, os carros que, além das pessoas, trazem sacos de carvão, lenha, cabras, malas com roupa e tudo o que for possivél. Das tabancas vêm as crianças, gigantes guerreiros, montadas nos carros de burro para se abastecerem de mantimentos. O mercado traz gente de todo o lado, desde Bissau até do Senegal e Guiné-Conacry. É um mundo à parte. As pessoas gritam e sorriem enquanto tentam vender as suas coisas. Há quem se prepare especialmente para este momento já que é a grande oportunidade comercial de toda a semana. Eu sempre gostei de mercados e este é sem dúvida especial e diferente. Ainda para mais neste dia em particular em que me tornei vendedora e fui, por um dia para já, humilde comerciante a tentar vender o meu produto.
Mas passando a explicar...
A ADPP promoveu há uns meses dois seminários sobre transformação de frutas (cajú, manga, cabaceira, alfarroba e ondjo) entre as mulheres horticultoras de forma a que estas pudessem rentabilizar o produto das suas colheitas. Assim foram ensinadas a fazer compotas, marmeladas e sumos a partir das frutas referidas. O objectivo é o seu reaproveitamento em outros produtos que podem ser igualmente vendidos e cujo prazo de validade é maior. O resultado desse seminário foi a produção de compotas de manga (maravilhosas por sinal e que têm sido parte fundamental do meu mata-bicho), cajú, alfarroba e cabaceira, calda de tomate e sumos de cajú e ondjo. Finalizada a produção os frascos foram entregues para a escola da Ajuda às crianças para que os seus animadores pudessem fazer a sua promoção e posterior venda. Até agora as compotas estavam perdidas num armazém e foi graças à visita da embaixada francesa que se começou a pensar seriamente em vender estes produtos. Juntamente com Margherita e 3 alunos de comércio da Escola Vocacional da ADPP lá organizamos tudo. Os alunos Laurinda, Dionísia e Francisco fizeram os cartazes e nóes seleccionamos as compotas e sumos para vender. Gean ajudou a limpar as mesas e as cadeiras e a carregar o material. E assim foi, lá fomos nós feitos verdadeiros feirantes vender para o mercado! A localização era óptima: na estrada principal que dá até Bissau e onde sempre passam pessoas, no início do mercado e um pouco afastados da confusão principal.
"Estaminé" montado, vá de promover o produto:

" Bin bin jubi nosso produto. I natural i sabi. Aki tudo tem, tudo sabi.
Bin sinhora tissi uma compota! Manga di barato e nos patin um sumo pikeno na cumpra de dus compotas de 1l!"
( Venham ver os nossos produtos. São naturais e saborosos. Aqui temos de tudo e é tudo bom. Venha senhora e tome uma compota. Muito barato e nós oferecemos um sumo pequeno na compra de duas compotas de 1l. )
Depois de muito sol, um valente escaldão, uma sandes de pão com chocolate e outra com ovo, dois sorvetes de ondjo, promoção de chapéu em chapéu e loja em loja o saldo é claramente positivo! Vendemos mais do que estávamos à espera e visto que era um protduto novo na "praça" correu bastante bem. Daqui para a frente é tentar vender mais e colocar as compotas no comércio local. Se a sorte nos ajudar quem sabe se a venda não se prolongará até ao enorme mercado Bandim em Bissau! Eu adorei a experiência e para os alunos de comércio foi uma actividade que lhes proporcionou uma aprendizagem prática que lhes servirá de certeza num futuro próximo.

Sem comentários: