Malmo...

Parque para os cães com vista para o Turning Torso de Calatrava

Contemplar...

Novo bairro ecológico

Pormenor de uma casa no novo bairro

Em direcção ao Turning Torso

Convite...


A terceira maior cidade da Suécia e uma das mais ecológicas do mundo é, em poucas palavras, acolhedora e colorida. Tudo começa e acaba na Central Station. Localizada no centro de Malmo, o edifício medieval já pincelado de modernidade é o epicentro da moldura humana que circula por aqui todos os dias. O parque para as bicicletas é impressionante, está quase sempre cheio, e testemunha o dado estatístico que indica que mais de 40% da população vai de bicecleta para o trabalho.

Em redor da estação desenrola-se o núcleo comercial da cidade, composto por avenidas, praças e parques. O convite para deambular e ir descobrindo calmamente a urbe é imediato. 

Actualmente o maior ícone de Malmo é o edifício residencial projectado pelo arquitecto Santiago Calatrava no novo bairro localizado na área portuária. Caminhando na sua direcção entramos no parque público destinado sobretudo a passeios em grupo: cão e dono! Um palco verde com direito a equipamentos de exercício que glorifica o maior companheiro do homem. Mesmo em frente ao mar, o parque tem escala para acolher muitas actividades, e se o vento der tréguas e o sol brilhar o passeio promete!

Adjacente ao parque está o novo bairro residencial, moderno e executado por vários arquitectos, costitui uma bolsa diversificada, já que cada edifício é único. Obedecendo a um conjunto de pressupostos ecológicos o bairro é alimentado por energias renováveis e o cuidado denotado para com o espaço público é excelente. É bom viver aqui, de certeza! 

Sem comentários: